Publicado em 2 comentários

Como nossas emoções funcionam?

Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre o nosso cérebro, como nossas emoções funcionam e por onde tudo começa.

De acordo com o autor Albert Mehrabian nós partimos da teoria que o nosso cérebro e Trino, onde nosso modelo de comunicação é: 7 – 38 – 55, onde provavelmente é o mito mais difundido na internet, mas se levarmos bem ao pé da letra isso vai deixar implícito que nos vamos conseguir entender outra língua simplesmente ao observar a linguagem corporal de outra pessoa. Vamos entender o mito e explicar melhor o seu real significado:

  • 7% – Neocortex – da nossa interação social são palavras ditas, verbalizadas
  • 38% – Sistema Límbico da nossa interação social diz respeito ao nosso tom de voz, timbre, palavra escolhida e como utilizar. (onde estudamos a origem das emoções).
  • 55% – Reptiliano – da nossa interação social é a parte mais antiga e é responsável por nossos instintos, nossa vontade e intenção de se expressar, de comer e de agir por isso representa uma parte importante do nosso sistema.

Uma pessoa que em uma conversa mostra uma expressão de raiva na face e fala em um tom de voz alto dizendo que está “tudo bem” está mostrando uma incongruência grande entre sua linguagem não verbal e suas palavras, por isso devemos estar atentos ao que o corpo quer dizer ao invés de somente focar nas palavras. Nesse caso o interlocutor tem que perceber a incongruência e analisar a verdadeira emoção e intenção por trás das palavras da pessoa (que nós vamos conseguir através da análise da linguagem não verbal).

E foi exatamente essa a mensagem que o autor Albert Mehrabian quis nos passar, devemos prestar mais atenção na linguagem não verbal do que na verbal em si.

E como nos preparar melhor pra controlar nosso corpo e melhorar nossas interações sociais? A dica mais valiosa é SEJA VOCÊ MESMO, o seu interlocutor consegue perceber se você tenta ser uma outra pessoa e suas chances de fechar um negocio ou de convencer uma pessoa diminui drasticamente. O melhor que devemos fazer e buscar conhecimento e a partir dai melhorar nossa linguagem, não fingir ser uma pessoa que nós não somos.

2 comentários sobre “Como nossas emoções funcionam?

  1. Joseph E. LeDoux e um neurocientista americano que, durante duas decadas, dedicou a sua investigacao a uma teoria pioneira na area das emocoes. LeDoux propos o conceito de circuito de sobrevivencia como base para entender processos emocionais comuns a humanos e outros animais.

    1. Excelente observação! Ele inclusive escreveu um livro muito interessante de título “O cérebro emocional” que constrói todo um conhecimento em torno desse complexo sistema neurológico e trabalha a tese de que nossos sentimentos são originados nos escaninhos mais profundos de nosso cérebro.

      Obrigado pelo comentário enriquecedor!

Os comentários estão fechados.