Publicado em

A mão na testa pode significar o que?

Os gestos que realizamos quando estamos nos comunicando podem ser indicativos valiosos de intenções, expressão emoções e outros aspectos que não estão sendo expressos na linguagem verbal. Colocar a mão para trás, coçar o nariz e tantos outros gestos, quando analisados corretamente, indicam estresse, mentira, interesse naquilo que está sendo dito etc.

Saber analisar essa linguagem não verbal é um POTENTE diferencial para aqueles que querem ter uma comunicação mais clara, eficiente e deseja aproveitar todas as oportunidades que uma conversa pode proporcionar, desde a oportunidade de fechamento de um negócio até perceber se aquela pessoa a qual estamos conversando pode estar mais receptiva a aquilo que estamos propondo.

Desta forma vamos entender um pouco mais do que pode significar o gesto de levar a mão à testa.

Indicio do sinal: Culpa. Pode indicar também que a pessoa em análise está sob alta pressão e procura se manter calmo (mas representa uma pequena parcela dos casos). Famosa por parecer com uma expressão: “putz fiz m****”.

Como fazer uma analise correta desse sinal: Após perceber a linha de base da pessoa que está sendo analisada, nos devemos começar a procurar por “hotspots” (pontos quentes), que são indicadores que o corpo está em uma situação de alta pressão, que pode indicar que  ela está sendo desonesta ou tendo uma atitude dissimulada.

Durante a pergunta ou interrogatório a outra pessoa vai tentar (se ela estiver escondendo alguma informação) a todo momento esconder, mas já sabemos que o nosso corpo entrega os sinais e por isso podemos detectar as mentiras e fatos que tentam ficar escondidos, usando técnicas especificas vamos aos poucos descobrindo os fatos verdadeiros e esse sinal das mãos na testa aparece quando por algum motivo essa pessoa comete um ATO FALHO como por exemplo: A pessoa recebe a seguinte pergunta “Amor que horas você chegou em casa ontem” e a resposta fica assim: “Amor cheguei por volta de cin…. uma hora” ao falar a verdade veio a tona por um segundo e logo depois ele “consertou” com a mentira, bem provável logo após esse ato falho a pessoa vai colocar as mãos na testa como forma de culpa ou arrependimento.

Podemos concluir que o gesto de levar a mão à testa pode significar culpa, contudo é importante sempre fazer uma análise considerando a linha de base da pessoa, perceber os “hotspots” para entender que esse sinal é realmente um indicativo de culpa ou se a pessoa está se sentindo pressionada. Por isso a necessidade de realizarmos um estudo aprofundado sobre linguagem corporal para que tenhamos em mente todas as variáveis para fazer uma leitura adequada e correta da linguagem não verbal.